Brazil Takes Off

A revista britânica The Economist publicada em 14 de novembro, trouxe em sua capa o cristo redentor junto ao texto “Brasil Decola”. A respeitável revista fez uma excelente reportagem  sobre a posição atual da economia brasileira comparada ao mundo. Além de elogiarem o País também fizeram várias críticas e mostraram aonde o País precisa melhorar.

Alguns pontos levantados pela revista:

  • Se as tendências continuarem, o Brasil, com uma população de 192 milhões e crescendo num ritmo acelerado, poderá ser uma das cinco maiores economias até o meio deste século (junto á China, EUA, Índia, e Japão).
  • Grande parte do sucesso atual se deve ao bom senso de seus governos recentes, especificamente o de Fernando Henrique Cardoso (de 1995 á 2003) no qual criou estabilidade e um ambiente macro-econômico aonde negócios podem florescer. A revista escreve uma coluna inteira sobre o título Lucky Lula´s Legacy que diz que o Lula esta recebendo crédito pelo atual crescimento do país sendo que maior parte do crescimento se deve ao seu antecessor FHC.
  • A produtividade no país ainda é lenta, em SP por exemplo, as pessoas que moram na periferia enfrentam viagens de 2 horas de ônibus para deslocarem ao trabalho. E ao voltarem para casa muitas vezes correm o risco de um assalto antes que cheguem tão cansados em casa para serem úteis para qualquer outra coisa.
  • Independente do crescimento no país, não haverá uma “Harvard” ou “Google”. A culpa por isso encontra-se em grande parte com as políticas do governo.
  • A revista menciona o grande potencial dos bancos brasileiros, tanto públicos quanto privados. E mesmo a taxa de juros sendo a maior do mundo o país esta melhorando, e cada vez oferecendo mais créditos.
  • Qualquer empresa estrangeira que queira fazer sucesso no Brasil terá de aprender a arte do “JEITINHO” brasileiro de fazer negócios.
  • Em 2006 Lula acusou seu principal rival, Geraldo Alckmin, de querer privatizar tudo que visse pela frente, e Alckmin retrucou dizendo que nunca privatizaria nada.  Um dos quebra cabeças do Brasil é o porquê de os políticos odiarem tanto a privatização, sendo que houveram tantos casos de sucesso (Embraer, CSN, Vale,…).
  • O Brasil possui uma grande expansão da classe média. Devido á combinação do aumento em 100% no salário mínimo nos últimos anos e diversos programas como “Bolsa Família” que beneficia 12 milhões de famílias, a desigualdade social se equilibrou. O que essa classe média brasileira consome geralmente é definido pelos atores das “Telenovelas”. Essas novelas que geralmente são filmadas no Rio mostram pessoas que são mais brancas e mais ricas do que a média brasileira. As telenovelas aumentam o desejo da classe média brasileira em se assemelhar aos atores, nas roupas que eles vestem, no que eles consomem ou dirigem.
  • Mesmo com o aumento da Classe média, o Luxo no Brasil não fica para trás. Os brasileiros adoram gastar. A Louis Vuitton recebeu seus maiores lucros por metro quadrado em suas lojas dos shopping centers em SP.

Recomendo a leitura na integra das 14 páginas de reportagem.

Download – The Economist November 14 (texto em inglês).

Anúncios

5 Responses to Brazil Takes Off

  1. Elisa disse:

    Melhor que a reportagem só o Cristo-Foguete!!

  2. Carina disse:

    É muito bom que mostre os dois lados do Brasil, a economia crescente , e tbm, a falta de infra-estrutura, que agrava milhões de brasileiro.

  3. Michel disse:

    Então, essa falta de estrutura vai ser resolvida com os futuros eventos que aqui ocorrerão, como a copa do mundo e as olimpiadas !
    Claro que não serão todos os benefiniados, mas a grande maioria 🙂

  4. Débora disse:

    A unica coisa que eu gostaria nessa eleicao, é ter um candidato a presidente que valesse a pena votar.
    Tenho medo do proximo presidente, ele pode colocar tudo por agua abaixo.

  5. Anderson disse:

    Falta apenas a diminuição desses altos impostos…ai sim decolaria de vez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: