Aprenda a Ler Mais Rápido

Me lembro muito bem em 2007 quando Bill Gates e Steve Jobs se reuniram para uma entrevista na All Things Digital. O entrevistador fez uma pergunta que deixou todos os espectadores sem fôlego esperando pela resposta… “Existe alguma coisa na vida de vocês que gostariam que fosse diferente?”. Aqui estão dois bilionários super mega ultra bem sucedidos que possuem todos os bens materiais imaginaveis, o que será que vão responder? Ambos deram a mesma resposta: “Eu gostaria de poder ler mais rápido”.

Ontem estive navegando pelo blog de Tim Ferriss, um cara que considero entre os maiores especialistas em produtividade, e encontrei algo que me chamou a atenção. Ele escreveu um artigo interessantíssimo sobre como aumentar a velocidade de leitura. A princípio li com um certo receio, porém experimentei seguir os passos e dedicar 20 minutos de meu tempo. E por mais incrível que pareça consegui aumentar meu tempo de leitura em 53,7%. Testei várias vezes antes de fazer o treinamento e minha velocidade de leitura sempre dava o mesmo resultado: 216 PPM (Palavras por Minutro). Agora estou lendo a 332 PPM e com a mesma compreensão de texto.

Vou tentar traduzir o post do Tim da melhor forma possível, e recomendo que todos façam o teste:

***************

FONTE DO TEXTO: The Blog of Tim Ferriss

Quantas coisas a mais você poderia ter realizado se tivesse concluído toda sua leitura obrigatória em 1/3 ou 1/5 do tempo?

Aumentar a velocidade de leitura é um processo de controle da coordenação motora fina.

Este post é um resumo sintético de princípios que eu ensinava aos alunos de graduação na Universidade de Princeton, em 1998, em um seminário denominado “Projeto PX”. Ele foi escrito há vários anos. De fato, enquanto estava em um avião na China há duas semanas, eu ajudei Glenn McElhose aumentar sua velocidade de leitura de 34% em menos de 5 minutos.

Eu nunca vi o método falhar. Veja como ele funciona…

PROJETO PX

O Projeto PX, uma experiência cognitiva de 3 horas, produziu um aumento médio de velocidade de leitura em 386%.

Ele foi testado com alto-falantes de cinco línguas, e mesmo os disléxicos foram condicionados a ler material técnico em mais de 3.000 palavras por minuto (PPM), ou 10 páginas por minuto. Uma página a cada 6 segundos. Em comparação, a velocidade de leitura média nos EUA é 200-300 (PPM) (de 1/2 a 1 pagina por minuto), com somente 1% da população lendo acima de 400 palavras por minuto …
Se você compreender alguns princípios básicos do sistema visual humano, você pode eliminar ineficiências e aumentar a velocidade, melhorando a retenção.

Para executar os exercícios deste post e ver os resultados, você vai precisar de: um livro de 200 ou mais páginas, uma caneta e um cronômetro (poderá utilizar este cronômetro online). Você deve completar os 20 minutos de exercícios em uma sessão.

Definições e distinções específicas para o processo de leitura:

A) Sinopse: Você deve minimizar o número e a duração das fixações por linha para aumentar a velocidade.
Você não leu em uma linha reta, mas em uma seqüência de movimentos sacádicos (saltos). Cada uma dessas sacadas termina com uma fixação ou uma imagem temporária do texto dentro de sua área de foco Cada fixação durará ¼ a ½ segundo. Para demonstrar isso, feche um olho, coloque um dedo em cima da pálpebra desse olho, e então lentamente leia em uma linha reta horizontal com o outro olho, você vai sentir movimentos distintos e separados e períodos de fixação.

B) Sinopse: Você deve eliminar a regressão e aquele costume de voltar no texto para compreender algo.
A mania de voltar no texto costuma ocupar em até 30% o tempo total da leitura.

C) Sinopse: Você deve usar treinos de condicionamento para aumentar a expectativa de visão horizontal periférica e do número de palavras registradas por fixação.
Indivíduos destreinados usam o foco central e não a visão periférica durante a leitura, que precede até 50% de suas palavras por fixação (o número de palavras que podem ser percebidos e “lidos” em cada fixação).

O PROTOCOLO

Você vai 1) aprender a técnica, 2) aprender a aplicar as técnicas de velocidade através de condicionamento, em seguida, 3) aprender a testar-se com a leitura para a compreensão.

Estes são separados, e sua adaptação para o seqüenciamento depende em mantê-los separados. Não se preocupe com a compreensão se você está aprendendo a aplicar uma habilidade motora com velocidade. A seqüência de adaptação é: “técnica com velocidade” e depois “teste de leitura compreensiva.”

1º – Determinação da Velocidade Inicial de Leitura (PPM)

Para determinar sua velocidade de leitura corrente, pegue seu livro de prática (que deverá colocar aberto sobre uma mesa) e conte o número de palavras em 5 linhas. Divida este número de palavras por 5, e você terá seu número médio de palavras por linha.

Exemplo: 62 palavras / 5 linhas = 12,4, que arredonda para 12 palavras por linha

Em seguida, conte o número de linhas de texto em 5 páginas e divida por 5 para chegar ao número médio de linhas por página. Multiplique isso pelo número médio de palavras por linha, e você terá o seu número médio de palavras por página.

Exemplo: 154 linhas / 5 páginas = 30,8, arredondado para 31 linhas por página x 12 palavras por linha = 372 palavras por página

Marque sua primeira linha e comece a ler com um cronometro de exatamente 1 minuto, não deverá ler mais rápido que o normal, leia conforme você lê no seu dia-dia para a compreensão. Depois de exatamente um minuto, multiplique o número de linhas lidas por suas palavras média por linha para determinar a sua taxa palavras por minuto (PPM).

2º – Controle do Ritmo

Regressão, volta no texto, e a duração das fixações podem ser minimizadas através de um controlador de ritmo. Para ilustrar a importância de um controlador, você usou uma caneta ou o dedo para fazer a contagem do número de palavras ou linhas nos cálculos anteriores? Se você fez, foi com a finalidade de monitoramento, utilizando uma ajuda visual para orientar a fixação de eficiência e precisão. Em nenhum lugar isso é mais relevante do que a velocidade de leitura condicionada, eliminando ineficiências.

Para os fins deste artigo, vamos utilizar uma caneta. Segurando a caneta na mão dominante, irá sublinhar cada linha (com a tampa na caneta), mantendo a sua fixação ocular acima da ponta da caneta. Isto não só irá servir como um rastreador, mas também servirá como um controlador para manter a velocidade constante e diminuir a duração de fixação. Você pode segurá-la como faria ao escrever, mas é recomendável que você mantenha-o a sua mão, encostado na página.

1) Técnica (2 minutos):
Prática de utilizar a caneta como um controlador de velocidade. Sublinhe cada linha, concentrando-se acima da ponta da caneta. Não se preocupem com compreensão. Mantenha cada linha com um máximo de 1 segundo, e aumente a velocidade em cada página subseqüente. Leia, mas sob nenhuma circunstância você deve demorar mais de 1 segundo por linha.

2) Velocidade (3 minutos):
Repita a técnica, mantendo cada linha não mais que ½ segundo. A maioria não compreendera nada do texto, o que é de se esperar. Mantenha a velocidade e técnica, você está condicionando seus reflexos perceptivos, e este é um exercício de velocidade concebido para facilitar as adaptações no seu sistema. Não deve diminuir a velocidade. ½ segundo por linha por 3 minutos; foco acima da caneta e concentre-se na técnica com velocidade. Concentre-se no exercício, e tente não viajar nos pensamentos.


3º – Expansão da Percepção

Se você se concentrar no centro da tela do seu computador (foco relativas à área focal da fóvea no interior do olho), você ainda pode perceber e registrar os lados da tela. O treinamento da visão periférica para registrar de forma mais eficaz pode aumentar a velocidade de leitura em 300%. Leitores destreinados usam até metade de seu campo periférico nas margens passando da primeira palavra até a última, gastando de 25 á 50% do seu tempo na “leitura” nas margens sem conteúdo.

Para ilustrar: “Era uma vez, os alunos gostavam de ler quatro horas por dia.” Se você fosse capaz de iniciar a sua leitura em “os alunos” e terminar a linha em “quatro”, você eliminaria 6 de 12 palavras, dobrando sua velocidade de leitura. Este conceito é fácil de implementar e combinar com o monitoramento e ritmo que você já praticou.

1)Técnica (1 minuto):
Use a caneta para controlar o ritmo a uma velocidade consistente de uma linha por segundo. Comece sempre lendo1 palavra a partir da primeira palavra de cada linha, e termine a frase 1 palavra antes da última palavra.

Não se preocupem com compreensão. Mantenha cada linha com um máximo de 1 segundo, e aumente a velocidade em cada página subseqüente. Leia, mas sob nenhuma circunstância você deve demorar mais de 1 segundo por linha.

2) Técnica (1 minuto):
Use a caneta para controlar e ritmo a uma velocidade consistente de uma linha por segundo. Comece 2 palavras depois da primeira palavra de cada linha, e termine em 2 palavras antes da última palavra.

3) Velocidade (3 minutos):
Comece pelo menos 3 palavras depois da primeira palavra de cada linha, e termine 3 palavras antes da ultima palavra na linha. Repita a técnica, mantendo cada linha a não mais que ½ segundo.

Alguns não vão compreender o texto, o que é de se esperar. Mantenha a velocidade e técnica, você está condicionando seus reflexos perceptivos, e este é um exercício de velocidade concebido para facilitar as adaptações no seu sistema. Não diminua a velocidade, foco acima da caneta e se concentre na técnica com a velocidade. Concentre-se no exercício.

4º – Calcular a Nova Velocidade de Leitura (PPM).

Marque a primeira linha e comece a ler com um cronometro marcado em exatamente 1 minuto. Leia na maior velocidade que conseguir e procure compreender o texto. Faça novamente as contas: linhas lidas x palavras por linha e terá sua nova taxa PPM.

Parabéns por completar esse rápido teste que apresenta algumas das técnicas que podem ser usados para acelerar a cognição humana (definido como o processamento e uso da informação).

Recomendações finais: Se for utilizado para o estudo, não é recomendável que você leia 3 textos no tempo de 1… E sim ler 1 texto 3 vezes.

Boa sorte!

About these ads

21 respostas para Aprenda a Ler Mais Rápido

  1. Elisa disse:

    Em comparação aos outros eu já reparei que leio rápido, com isso então vou ficar impossível… hahahha
    É que estou sem um livro em mãos, mas vou testar e falar o resultado depois. Muito boa a dica. Beijoos Tommy Lee

  2. tommybrasil disse:

    Faça o teste sim. Eu sempre achei que eu lia muito devagar, e estava certo. Mas com esse teste simples estou conseguindo acelerar. Recomendo até em fazer várias sessões.

  3. Kuraiem disse:

    Tommy, Aprendi a ler antes mesmo de entrar na escola, meu pai comprou uma cartilha e me ensinou, com 5 anos lia com desenvoltura e infelizmente conheço adultos que lêem em voz alta para compreenderem, é triste um país com casos aos montes como este.
    Já li um livro sobre leitura dinâmica.
    A leitura NÃO é feita enquanto nossos olhos deslizam sobre o texto, só conseguimos ler quando nossos olhos estão parados. Devemos realmente exercitar para diminuir o número de fixações por linha aumentando nosso campo visual.
    Tem uma outra coisa que li e realmente ajuda: identificar as palavras apenas pelos seus traços superiores, a compreensão é facilitada desta maneira. Devemos ler qualquer material de leitura fixando os olhos apenas nos traços superiores das letras.
    Um abraço.

  4. Kuraiem disse:

    Ah! Tommy, meus parabéns pelo blog.
    Aguardo postagens interessantes como esta, que veio a somar ao que eu já sabia com novidades.

  5. tommybrasil disse:

    Muito obrigado Kuraiem, espero que continue acompanhando as novidades no blog!

    Abraços.

  6. Fabrício disse:

    Nossa cara muito bom, fiz os testes e os exercícios e os resultados foram supreendentemente loucos hushsuhusha:
    1ª vz: 237 ppm (lendo muito rápido sem entender muita coisa)
    2ª vz: 273 ppm (lendo mais rápido ainda e não entendendo quase nada)
    3ª vz: (lendo certo e compreendendo: 196 ppm
    4ª(depois do treino vz: 385 ppm (compreensão a mesma da segunda vez)
    5ª vz lendo certo e compreendendo na forma da 3ª vz: 281 ppm (pós treino)

    Vou praticar todos os dias e posto daqui uma semana os novos resultados.
    abraço.

  7. igor alexandre disse:

    Existem tecnicas melhores ainda.Essa é boa também.
    Aprendi uma com uma amiga que é super dotada,rsrsrsrsr… com muito treino (1 ano)conseguir ler um livro de 400 páginas em 53 MINUTOS, porém no final dessa leitura minha cabeça ficou quase para estourar. Queria saber se isso é normal devido ao grande esforço. Será que a tecnica que me foi ensinada é nociva de alguma forma para mim?
    UM ABRAÇÃO.

  8. ilidia disse:

    obrigado vcs mim ensunou muitas coisas sobre aleitura eu pacei no teste de leitura que be feiz bem muito bem mais entes eu era muito mal en leitura mais agora eu aprendi muitas coisa de ler obrigado mil beijos asinado ilidia

  9. kaio disse:

    eu sou o kaio vc mim fizoro uma droga

  10. seus filhos da puta

  11. Isac disse:

    muito boa a dica. Antes de fazer os execícios estava lendo em 297 PPM e agora, depois dos exercícios estou lendo em 429 PPM

  12. tiago disse:

    obrigado pelas dicas melhorei muito a minha leitura dinâmica .

  13. lucas disse:

    valeu vcs mim ajudou muito deus le abencoe

  14. Rodrigues disse:

    Como eu tenho TDAH, acho que terei ralar bastante para aumentar a minha velocidade de leitura. Bom, vamos tentar! =)

    Obrigado pelo post.

  15. Antônio disse:

    Essa técnica realmente funciona. Tive um aumento de 66% na minha velocidade de leitura. Muito bom!

  16. Silvano disse:

    realmente funciona, eu fiz antes eu tinha 231PPM depois de 20 minutos treinando com essa tecninca subiu para 357PPM muito bom.

  17. Anônimo disse:

    EU LEIO DO FIM PARA O COMEÇO COM O LIVRO DE CABESA PARA BAIXO, E LEIO UM LIVRO DE 250 FOLHA NUMA TARDE

  18. sanchez disse:

    É a primeira vez aqui, quero saber se realmente isto funciona, pois quero melhorar a minha leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: